quinta-feira, janeiro 18, 2007

A verdade das cores

Estava há dias eu muito preocupado porque o Filipe Gaidão apareceu a dizer que era do Belem desde pequenino ao lado do presidente Cabral Ferreira, no jogo do Restelo contra o Sporting, quando as duvidas me assaltaram a respeito da cor Clubistica do jogador de hoquei em patins. Algo me dizia ( e diz) que o jovem é lampião, por muitos motivos, mas de facto não tenho a certeza....por enquanto. Ficamos sempre na duvida quando de repente alguem se assume como Belenenses, e quer (re)implantar a modalidade do seu coração no nosso Clube. Quando o vimos toda a vida ligados a outras cores. Suspeito sempre que em vez de servir procuram servir-se já que em fim de carreira, no caso de Gaidão, ou sem carreira nenhuma no caso seguinte, se me afigura que certos "artistas" encostam-se onde podem pra proseguir uma vida de certa forma publica /mediática. Grave é que isto acontece com a complacencia e até apadrinhamento dos nossos dirigentes. A verdade é que de todos os nomes "sonantes" do nosso panorama artistico que dizem ser Belenenses só vi no Restelo a assistir a um jogo o João Pedro Pais, e também o tal rapaz que diz ser actor cómico, que nunca me lembro o nome. O tal do "até a barraca abana".Esse é figura mais assidua.Papa uns jantares uns lanches e vê os jogos no camarote. No ano passado em post, aqui do BT, glozei o facto de Gonçalo da Camara Pereira ter feito uma musica para o nossso Clube, achei graça porque conheço mais ou menos o "artista", e nunca o vi arranhar uma nota de musica, quando mais compor. Mas pronto o homem lá apareceu a dizer que era do Belem, e apresentou a musica antes (felizmente cheguei atrazado) de um jogo no Restelo . Este é um flagrante caso de "carreira nenhuma". De facto além do apelido, e de ser uma pessoa simpatica e bon vivant, o Gonçalo como cantor ou fadista, é pouco menos que zero, até o (esse sim verdadeiro Belenenses) Raul Solnado, afina melhor no fado. E como músico simplesmente não existe. As minhas suspeitas neste caso de carreira nenhuma foram confirmadas, hoje. Ao ler de manhã o Jornal da Região dedicado ao (meu concelho )de Oeiras, lá vinha a noticia com foto e tudo que passo a transcrever. "CAMARA PEREIRA APOIA HORSEBALL DO CEJC" Gonçalo da Camara Pereira, o conhecido fadista e engenheiro agrario, aceitou ser padrinho da equipa de horseball do SCP/centro joao cardiga de Oeiras. A ligação entre o fadista e os cavalos vem de longa data. Gonçalo divide a sua vida entre o Alentejo e Lisboa.bla bla bla .... ............Para alem disto é um adepto das actividades desportivas, e fã absoluto do Sporting.... etc etc etc. Ou seja depois de ter sido penso eu convidado para padrinho de uma modalidade desportiva do Belem ( nunca percebi a finalidade, pois, quase todos os padrinhos não são belenenses) assumindo-se azul e compondo até uma obra prima da musica tradicional portuguesa para o nosso Clube, o conhecido fadista e engenheiro agrario , assinou por outra cor, desta vez apresentando-se como fã absoluto do SCP. Abram os olhinhos dirigentes do Belem, disto é o que não falta por aí a querer entrar. Ah e digam-me se souberem, qual o interesse para um clube como o Belenenses de ter , ou não, artistas ou musicos como simpatizantes?, e porque não aprendizes de feiticeiros, e porque não vendedores de banha da cobra? Ou numa vertente mais séria, porque não sapateiros, ? talhantes , pedreiros , pescadores, enfim gente de trabalho e talento , e não de lazer? O que me interessa a mim (que por acaso até tenho carteira de musico profissional há cerca de 41 anos) que tenhamos artistas no reino do Deuses? Até porque normalmente os artistas ligados aos Clubes , deixam muito a desejar na arte que escolheram como modo de vida, por isso se encostam... Queremos é adeptos verdadeiros integrais e azulinhos por dentro e por fora, ainda que não saibam cantar o fado, tocar harpa, ou jogar com o pauzinho e a bola que não se vê. Saudações azuis

4 comentários:

JSM disse...

Caro Azinheira
Sempre ouvi dizer que o Filipe Gaidão pertencia a uma família de Belenenses, sendo ele também Belenenses. Mas não deixa de ter razão para andar desconfiado com os artistas...
Sobre o Gonçalo da Câmara Pereira também fiquei surpreendido, mas já espero tudo, depois do irmão ter virado o dente ao Duque de Bragança! Já agora, e porque se identificou como músico, tinha a ideia de ser da autoria do Gonçalo um fado balada intitulado "Ser azul e branco" , editada no primeiro disco do irmão Nuno da Câmara Pereira. É naturalmente uma música que me diz alguma coisa atendendo à minha feição monárquica.
Mas isto já são contas de outro rosário.
Um abraço.

Anónimo disse...

Não faço ideia se o "ser azul e branco" (monarquico) é do Gonçalo, não tenho o costume de ouvir nenhum dos Camara Pereira, porque em materia de musica sou um bocado exigente, como no desporto aliás.
Do Gaidão ´se é Belenenses ainda bem ,mas acho sempre bizarras estas aparições em momentos especiais de vida de cada artista.

Anónimo disse...

Tentei indagar e curiosamente juram-me como eu pensava que não é Belenenses, é Sportinguista.

Anónimo disse...

Somos todos do Belenenses, vejam a data e o nº de socios