quarta-feira, agosto 17, 2005

Navegadores ou golfinhos

">Link Confesso que há já muito tempo ando com esta ideia enrrolada nesta pobre cabeça, realmente já cansada de tanta luta. De tantas causas. Nunca fui grande apologista da relativamente recente denominação de golfinhos dada aos simpatizantes do nosso clube. Os simpaticos bichos, estão arredados do Tejo há décadas, embora não há muito, durante uma pescaria à entrada da barra sul tenho vista 3 ou 4. Mesmo considerando a natural simpatia que quase toda a gente nutre pelos ditos cujos, não deixa de ser um símbolo pouco apelativo à luta ao combate e ao empenhamento que o Clube, os seus simpatizantes e acima de tudo os seus jogadores devem sentir na pele, de modo a provocar arrepios que os transcendam, e os ajudem em actos de real bravura desportiva. Um dirigente da nossa Filial em New jersey (Belem Club) comentou comigo, em ar de chalaça, a diferença entre ser e saber ser grande. Numa recente visita de um delegação de futebol (veteranos ) do Clube aos EUA, a Direcção do Clube ofereceu ao Mayor da Cidade um golfinho de peluche !!! Benfica e Sporting em anteriores visitas, não ofereceram àguias nem leões de peluche!! Este nosso simpatizante sentiu-se envergonhado com a pequenez e pouco simbolismo da oferta em questão. Uma duzia de pásteis de Belem seria muito mais apelativo. Em 2003, quando da minha visita para formalizar a construção da Sede do C.F. Cruz de Cristo em Timor, pedi que me fossem facultados alguns artigos de promoção do Clube para oferecer aos Dirigentes do Clube Timorense. Deram-me recado de passar pelo Restelo para levantar as oferendas, que constavam.... não de golfinhos de peluche.... não de bandeiras ou porta chaves.... mas sim de 8 bonés c0m data de fabrico 1980, em musse plástica, e que por vergonha não entrguei aos dirigentes timorenses , antes dei a homens anónimos que encontrei durante a viagem. Dei em Bali, Ubud, Dili e ofereci um ao meu amigo portista que me acompanhou na viagem.A dignidade de uma oferta tem de ter sempre a real medida do valor que pretendemos seja reconhecido. Por tudo isto, e até para os nossos actuais e futuros dirigentes não cairem na tentação de continuar a oferecer golfinhos de peluche, julgo que com a ajuda dos nossos já reconhecidamente ferozes e capazes bloguistas , está na altura de mudar de patrocinador, ou seja em vez dos simpáticos e inofensivos golfinhos ( que ficarão a matar nas secções de natação e polo aquatico), sugiro que nos comecemos a apelidar de OS NEVEGADORES. Tudo no nosso Clube tem a ver com o mar, com os tons do mar e do céu aberto, as cruzes de cristo que distinguiam as naus portuguesas, a localidade Belém de onde partiram os mais intrépidos navegadores, que levaram o simbolo do nossso amado Belem aos lugares mais reconditos da Terra. Algum leão, aguia ou dragão viajou ou descobriu algo, que se aproximasse da nossa Cruz? Sejamos navegadores, vocês apoiam? Uma simples caravela em miniatura, tem um pesso simbólico imensamente superior a qualquer golfinho, aguia ou leão. Sejamos NAVEGADORES ENTÃO!!

11 comentários:

Luis Lacerda disse...

Caro Amigo Azinheira,

plenamente de acordo quanto ao Golfinho (que devera ser mascote das actividades e modalidades aquaticas) quanto ao Clube em si, o que nos distingue dos outros nao sera um animal mas sim a Cruz de Cristo. Em termos de Historia houve os Cruzados e os Navegadores que transportaram, lutaram e defenderam essa mesma Cruz, por isso se tivermos que ter um simbolo que seja um dos dois.
Abracos

azinheira disse...

ok
vamos então avançar para a campanha de intoxicação .
A única dúvida é que os cruzados não eram portugueses, mas os maiores navegadores sim.
aperta com os outros

Alfacinha73 disse...

A Ordem de Cristo (de onde surgiu a nossa Cruz, a das caravelas) foi fundada sobre o remanescente da Ordem dos Cavaleiros Templários. No entanto e desde o seu início o Infante destinou a Ordem para apoiar as descobertas marítimas, até porque a reconquista já havia acabado há muito. Isto apesar de essa mesma expansão ter começado como uma espécie de cruzada ultramarina (em Marrocos).
Para além disso, foi do Restelo que partiram Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, entre outros (vejam a minha "História Belenense" na minha página pessoal).
Concordo inteiramente com a sugestão do consócio Azinheira. A Cruz e as Descobertas têm simbolismo que baste para superar facilmente qualquer outro. Para além de serem símbolos genuinamente nacionais (os dragões são lendas, leões em Portugal só no zoo, e as águias para lá caminham, só milhafres).

Alfacinha73 disse...

O golfinho é giro, não foi mal pensado (como os havia no Tejo e é um animal extremamente inteligente), mas fica melhor para as crianças.

Luis Lacerda disse...

Henrique,
que o Golfinho represente a Natacao, Polo Aquatico e restantes modalidades aquaticas , ate que me cai muito bem, agora o Clube é o Clube da Cruz de Cristo e isso basta-me !!!!

Alfacinha73 disse...

Por aí também não me chocam os Tubarões, eh eh eh

azinheira disse...

usse
Afinal em que ficamos??
Todos os outyros sãp apelidados de Leões (Zoo) Dragões(Sr dos anéis)águias (espanha), seremos navegadores ou clube da cruz de cristo e abdicamos dos simpa´ticos golfinhps que desorientados já se suicidam nas aguas do algarve?

azinheira disse...

usse
Afinal em que ficamos??
Todos os outyros sãp apelidados de Leões (Zoo) Dragões(Sr dos anéis)águias (espanha), seremos navegadores ou clube da cruz de cristo e abdicamos dos simpa´ticos golfinhps que desorientados já se suicidam nas aguas do algarve?

Alfacinha73 disse...

Caro Azinheira, dou todo o meu apoio aos "Navegadores". Com a sua permissão, farei referência e escreverei sobre este assunto no blog Canto Azul...

Luis Oliveira disse...

Azinheira e restantes

Vamos lá por partes:
Por mim, o "navegadores" soa-me melhor que os "Golfinhos".
Acho a idéia dos golfinhos muito domesticável.
Tenho, porém, em standby algo sobre os Golfinhos, não da minha autoria e que atlvez ajude ajude à discussão.
De tdo o modo, desde o princípio e isso disse-o, na altura, ao Cabral Ferreira, ainda sem ser presidente que não me cheirava aquela coisa dos golfinhos.
Vou meter essa coisa dos golfinhos esta smana, em vez de outra que estava majicada.
Um abraço

azinheira disse...

Pessoal
estamos todos a lutar por algo sempre com o Belem em lugar de honra.
Só peço que como de outras ocasiões não se deixem amolecer. As ideias são para se ir avante!!
Este avante nada tem a ver com as festas de Setembro.
Façamos força, transmita-se a ideia, esta e a do espaço morto que é o Maracananzinhio.
só para ser belenensesvaleu a pena ter nascido